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Esse método de condicionamento físico e mental foi criado pelo alemão Joseph Pilates (1880-1967) e, mesmo com exercícios aparentemente suaves, os movimentos realizados no Pilates proporciona o alongamento e a fortificação do corpo de forma integrada e individualizada, além de melhorar da respiração, diminuir o stress, desenvolver consciência e equilíbrio corporal, melhorar a coordenação motora e a mobilidade articular e proporcionar relaxamento.

Outra proposta do Pilates é oferecer uma nova maneira de seus praticantes se relacionarem com o mundo.

Os exercícios de baixo impacto e de poucas repetições proporcionam resultados eficazes e, ao mesmo tempo, menos desgaste das articulações e dos músculos, tornando-o praticável por atletas profissionais a pessoas sedentárias. Realizados com precisão, os movimentos do método podem ser feitos por pessoas de todas as idades, inclusive as que sofrem de problemas ósseos e musculares ou até de dores crônicas.

pilates_strikershouseEm casos como esses, é importante que o trabalho seja conduzido por um fisioterapeuta. Dessa forma, ele transmite a mensagem “independentemente da situação em que esteja, você pode e deve se mexer”.Um dos diferenciais do Pilates está na sua versatilidade e na variedade de movimentos. Ao perceber melhoras em suas saúde física e mental, o aluno tem sua autoestima elevada. O controle da respiração, por exemplo, permite ao praticante controlar sua ansiedade.

Outra função muito apreciada é a de pós-tratamento de coluna, pois trabalha também com o fortalecimento da musculatura estabilizadora da coluna. Além disso, a modalidade também serve de escudo contra o estresse e a fadiga.

Por poder ser executado de infinitas maneiras, é importante que todo praticante de Pilates seja acompanhando por profissionais especializados, que consigam avaliá-lo fisicamente. Esses orientadores também precisam dedicar muita atenção, além de conhecer os limites e as necessidades dos pacientes, por isso, o número de praticantes por profissional não deve ultrapassar dois por aula.

As aulas devem ser de duas a três vezes por semana. Na hora de escolher o Pilates, informe-se se o profissional é da área da fisioterapia ou da educação física. Essa escolha deve ser feita de acordo com o objetivo do aluno. O fisioterapeuta tem o conhecimento necessário para tratar o paciente, enquanto o profissional de educação física, prepara o condicionamento físico.

Praticando regularmente os exercícios de Pilates você pode ter os seguintes benefícios:

– Alongar, tonificar e definir a musculatura sem exageros
– Definir a musculatura abdominal mais profunda e melhorar o CORE
– Trabalhar a percepção do corpo e mente
– Padrões eficientes de movimentos deixando o corpo menos vulnerável a lesões
– Reduzir o “stress”, aliviar as tensões, ganho de energia
– Restaurar o alinhamento postural
– Deixar sua coluna mais forte e flexível
– Recuperação de lesões
– Melhorar a área de movimento das articulações
– Melhora a circulação sanguínea
– Aumento da coordenação neuromuscular
– Oferece alívio das dores nas costas e stress das articulações
– Melhora da mobilidade, agilidade e vigor
– Complemento para treino esportivo e desenvolvimento funcional para a atividade diária
– Melhora o visual de seu corpo, assim como sua auto-estima
– Proporciona uma mobilidade da coluna importante para a nutrição do disco intervertebral e o tônus muscular.
– Contribui para a formação das curvaturas fisiológicas da coluna de adolescentes, portanto respeita o desenvolvimento natural da coluna.
– Trabalha com muita concentração, poucas repetições (não fadigando a musculatura), os movimentos são lentos e controlados, reduzindo o número de lesões.